Faça o que ninguém faz, viva o que ninguém pode!
Rafael Iglesias

5 dicas para lidar com a procrastinação nos estudos

No trabalho, nos estudos, às vezes até nos afazeres domésticos... quem nunca se sentiu fortemente atraído pelas redes sociais, joguinhos ou outra distração? Esse sentimento é cientificamente comprovado e nos leva a tão falada "PROCRASTINAÇÃO".


Por que isso acontece?
Podemos nos considerar dois cérebros vivendo em um corpo, um é o racional que sabe o que deve ser feito e quer resolver as coisas, o outro é um preguiçoso que quer curtir a vida momentaneamente, que não suporta o sofrimento. Sendo assim, temos constantemente uma briga interna e o vencedor sempre será aquele que tiver mais suporte.

O cérebro reage diferentemente conforme os impulsos gerados pelas nossas ações. Concentrar-se em um tema complexo não é uma tarefa gostosa para ele, mas a partir do momento que temos algum progresso entramos em um estado chamado "flow", onde o processo torna-se menos dolorido e mais produtivo. Porém, muitas vezes é difícil chegar a esse estágio por conta da procrastinação. Enquanto você não atinge o "flow" seu cérebro continuará lhe enviando impulsos para levá-lo ao descanso, dar o prazer momentâneo de navegar nas redes sociais ou assistir um seriado, por exemplo.

Por que isso não é tão ruim assim?
A partir da identificação do desejo do cérebro preguiçoso, é possível tecer estratégias para enganá-lo e favorecer o lado racional que vai te dar resultados.
Então, primeiramente pense em seus impulsos quando começa a estudar ou desenvolver um projeto. Pode ser:
  • Conversar nas redes sociais
  • Só navegar e espiar o que os amigos estão fazendo
  • Rever fotos antigas
  • Assistir filme, seriado ou vídeos no youtube
  • jogar um joguinho
  • comer
  • limpar a casa
  • outros
Como usar esse conhecimento a seu favor?
OK, e agora? "Eu sei que existe uma briga entre dois cérebros dentro de mim e que eu só preciso começar e chegar ao estado de flow antes de cair na tentação de procrastinar... mas ainda não sei como usar uma estratégia para chegar lá!"
Vamos tentar te ajudar...

1. Técnica do Pomodoro (timer em formato de tomate)
A técnica tem esse nome porque o timer em formato de tomate era o mais comum na época que foi desenvolvida, mas você pode usar qualquer timer disponível. Configure 25 minutos com um objetivo em mente. Durante esse período você não fará nada além da tarefa proposta, livre-se de toda e qualquer distração e se tiver alguém por perto, avise que precisa de apenas 25 minutos sem interrupções. Assim que o timer tocar você deve se dar uma recompensa, logo seu cérebro estará calculando que para cada momento de concentração total há uma recompensa. Repita em sequencia de até 4 pomodoros, é possível que antes de terminar você já tenha alcançado seu estado "flow".

2. Lista de tarefas
Antes de ir para a cama, faça uma lista de tarefas que pretende completar no dia seguinte. Mas seja justo consigo mesmo. Especialistas dizem que o ser humano pode lidar com 3 tarefas eficientemente por dia, talvez se forem mini tarefas você possa incluir algo mais em sua lista só para não esquecer, mas consideremos tarefa, de fato, aquelas que você tem dificuldade de completar por tomar muita energia.

3. Peça ajuda aos amigos

Quando a situação está complicada e você precisa de suporte, peça ajuda aos seus amigos mais próximos. Eles podem dar suporte de várias maneiras, um jeito interessante é confiscar uma coisa muito importante sua e só devolver quando você provar que atingiu o objetivo.

4. Utilize a técnica japonesa dos 5S para manter-se organizado sempre

Um motivo comum de desanimar dos estudos logo no começo é a desorganização do ambiente. Às vezes sobre esse mesmo pretexto, você diz que precisa fazer uma faxina ou uma organização do quarto para conseguir se concentrar nos estudos, porém, depois de tanta energia usada na arrumação, pouco resta para o foco nos estudos.
Os 5S referem-se as palavras japonesas “Seiri, Seiton, Seisô, Seiketsu e Shitsuke”, em português “classificar, organizar, limpar, padronizar e manter”. Seguindo as 5 etapas, você terá sempre seu cantinho de estudos pronto para você.


5. Relaxe e não coloque toda a culpa sobre a preguiça

Queremos combater a procrastinação, mas seu corpo ainda é humano. O descanso anda de mãos dadas com a aprendizagem, inclusive, é durante o sono que o cérebro consolida nossas memórias de curto parzo e assim somos capazer de armazenar essas informações por muito mais tempo.
Se você caiu na tentação e fez uma pausa não planejada durante seu estudo, não fique se martirizando. Evite a procrastinação sim, mas se acontecer... bola pra frente! Assuma esse momento como uma recompensa de seu esforço e use-a como combustível para seguir em frente. Simplesmente diga: "Agora que estou mais do que relaxado, estou pronto para acabar todo esse capítulo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 dicas para lidar com a procrastinação nos estudos

No trabalho, nos estudos, às vezes até nos afazeres domésticos... quem nunca se sentiu fortemente atraído pelas redes sociais, joguinhos ou ...