Faça o que ninguém faz, viva o que ninguém pode!
Rafael Iglesias

5 principais erros dos vestibulandos


Hoje em dia, o que não falta para os vestibulandos são dicas e toneladas de materiais para estudar. Entretanto, nunca foi notada tão grande dificuldade em armazenar o conteúdo e saber como utilizá-lo.

Para os estudantes que estão entrando nesse período de luta intelectual, separamos os principais erros que os vestibulandos cometem e como não cometê-los.


Os principais erros dos vestibulandos:

Não ter uma estratégia
Pesquise como funciona o processo seletivo de seu vestibular e descubra quais são os conteúdos de mais peso para a sua carreira específica. 
Se você já fez isso, agora é a hora de montar um plano de estudos. É muito importante que esse cronograma atenda às suas necessidades. Se você decidir montar por conta própria, separe pelo menos três matérias por dia e priorize as suas atividades.

Ignorar o edital 
É no edital onde você encontrará todas as informações sobre a prova. As datas, o conteúdo, o peso de cada disciplina na formação nota, o que você deve levar no dia da prova, etc. A falta de atenção, em último caso, pode causar até uma eliminação ou anulação. O entendimento da dinâmica dessa prova é crucial para selecionar os conteúdos e deixar o seu estudo mais produtivo.

Fazer os simulados apenas no final
A grande sacada dos simulados é descobrir os pontos fracos de seu estudo, se os simulados forem feitos apenas ao final do seu cronograma, quando é que você vai suprir a deficiência dessas matérias?
Ao posicionar esse passo no meio de seu estudo, você localiza as necessidades de foco ao longo do cronograma, e guarda informação de forma muito eficiente ao tentar corrigi-las. Testar como está seu conhecimento é um propósito secundário dos simulados e das provas de anos anteriores.

Deixar o conteúdo acumular 
Um dos motivos desse acúmulo é a ideia de uma carga horária de estudos reforçada, que na verdade exige mais do que pode ser feito. Além disso, é comum acontecerem imprevistos familiares e de saúde. Uma forma de evitar isso é reservando um dia da semana para colocar a matéria em dia. Se sobrar tempo você pode aproveitar e revisar os estudos. 

Focar no mais fácil e esquecer o importante 
Para ter sucesso nos vestibulares é preciso ter conhecimento básico de toda a grade curricular do ensino médio. É comum se empolgar na matéria que já tem afinidade, mas não deixe que isso tome o tempo de estudo das outras matérias, nem empurre com a barriga as partes que tem dificuldade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 dicas para lidar com a procrastinação nos estudos

No trabalho, nos estudos, às vezes até nos afazeres domésticos... quem nunca se sentiu fortemente atraído pelas redes sociais, joguinhos ou ...